Recomeçou a época por cá apos a "longa" paragem de inverno; já se fizeram bons voos pois o tempo tem estado "jeitosinho".
Para mim começa bem pois fui "largado" no ASW15 depois de no ano passado ter acumulado horas no PW5; terça feira fiz 3h30 mas mais importante que a duração foi o tipo de voo, fui aos limites do voo em "grande local" aproveitando as optimas condições do dia, (+2, +3, tecto a 1600/1700 e cumulos com vento fraco) num belo passeio acompanhando um "Pegase" e um DG200 de dois outros amigos do clube. Fomos virar a 20km do nosso aerodromo num outro aerodromo de ultraligeiros a caminho das Ardenas. A sensação é indescritivel e puramente psicologica, se nos primeiros Km se tem tendencia a olhar para trás para o nosso "ninho" chega-se a um ponto de não retorno em que já estamos a voar em local do outro ponto logo sem problemas tirando uma eventual aterragem fora. Confesso que na primeira ida a pulsação subiu ligeiramente !!
Depois eles seguiram até outro ponto a +/- 15km; eu como era apenas o 3° voo no ASW15 fiquei a ganhar mão à maquina (perdas, spin) e a fazer planeios de 5 e 10km a varias velocidades para "aprender" as performances da maquina.
Algo me diz que vai ser uma boa época e a prova dos 50km está aí à espreita !
As diferenças para o PW5 são já enormes, muito mais sensivel sobretudo devido ao leme de profundidade "monobloco" e contra quem tive uma guerra tremenda no primeiro voo e muitissimo mais performante sobretudo em transição.
Este fim de semana chega o Mistral-C que compramos na Alemanha para substituir o 2° PW5 que tinhamos, vai haver churrascada e "baptismo de planador" mas voar vai ser dificil pois dão mau tempo. Talvez para a semana !!
Abraços e bons voos
Joao