Olá Remota,
bem-vindo a este fórum!
Antes de responder à sua pergunta permita-me pedir-lhe para evitar dizer o que se passa (de mal) na casa dos outros. Obrigado.
Quanto à sua pergunta...
Por lei, i.e., de acordo com as normas do INAC, para a emissão de uma licença de piloto de planadores, o aluno deverá ter completado um mínimo de 6 horas de voo (2 das quais a solo) e ter 20 aterragens em voo solo.
No entanto, o que lhe posso dizer é que a quantidade de horas que vai fazer como aluno depende de muitos factores, sendo o principal deles a sua proficiência. Há alunos e alunos, há voos e voos.

E há instrutores e instrutores.
A minha experiência é pouca mas posso-lhe dizer com toda a certeza que só se for muito bom e tiver todas as sortes a seu favor sairá com a licença de PP mal tenha completado os requisitos mínimos. Na minha opinião, quantas mais horas fizer, melhor para si.
A questão fundamental é saber qual o custo de um voo por minuto; i.e., tipo de lançamento do planador (o guincho é mais barato que o reboque por avião, por exemplo). Quanto custa o minuto de reboque, quanto custa o minuto de voo em planador, com e sem instrutor, etc... Com estes valores poderá controlar e fazer estimativas do custo do seu curso.
Uma coisa é certa, voar em planador é o tipo de voo em avião mais barato que há. E acima de tudo, se gosta de VOAR, vai ver que vale a pena o dinheiro que gasta na actividade. Um conselho, não olhe para a licença de PP como um investimento, conforme acontece com outras licenças (comerciais).
Finalmente, chamo a atenção para o facto de que normalmente, o mais caro na actividade de voo à vela não é o voo em si, mas a deslocação e eventualmente a estadia no local da prática. Por exemplo, vivo em Viana do Castelo e para voar, já fui a S. Jacinto e à Covilhã. Valeu a pena? Valeuuuuu.
Espero ter respondido à sua pergunta da forma que pretendia e estou disponível para o ajudar no que me for possível. Além disto, estamos num fórum aberto onde andam por cá pilotos com P grande.
Cumprimentos a todos,
LOMBA, Emmanuel.
Apenas vejo dois tipos de planadores no céu: os Blanik e os outros...